Olá pessoal! Vamos falar sobre uma coisa muito simples, mas que algumas vezes vocês terminam cometendo esse erro na sua prova discursiva.
Em um concurso de 2021 a Cebraspe anulou questões ou itens da prova discursiva e pasmem, muitos alunos tinham deixado a questão em branco.
Então a gente tem que ficar muito atento com relação a isso. Vou deixar discursiva em branco. E aí aqui tem alguns pormenores que a gente discutir, alguns pontos que são importantes, que a gente reflita antes de fazer e tomar essa decisão, né? Certo ou errado, a gente vai conversar um pouco mais.
Então aqui você vai fazer um concurso de uma prova discursiva, estudou para danado, caiu uma questão que você não sabe, não tem a menor ideia para onde correr. O que que eu faço, Sérgio? Vou deixar em branco? Você já estudou, você já perdeu sua vida, você já abriu mão de sábado, domingo e feriado, abriu mão da sua cervejinha, para quem gosta de cerveja; de novela para quem gosta de novela e você vai deixar de tentar?
Mas professor eu não tenho a menor ideia. O cara falou, pediu para eu citar os cinco princípios de tal área e eu não tenho ideia de por onde começar. Chute cinco princípios.
Tente algo por dois motivos:
1º: Você pode acertar!
Se você errar, beleza. Ah mas eu tenho vergonha de algumas pessoas. Ah mas eu não vou colocar o que eu não sei, isso não é legal, eu vou querer enganar o avaliador… Não, gente, você está lutando pela sua aprovação!
Eu nunca fiz isso a minha vida toda, faculdade, colégio, nunca deixei nada em branco, sempre tentei e discuto muito com uma tia minha que era professora universitária e ela ficava invocada com isso.
‘’Não, você não pode colocar em branco e colocar uma resposta que não tem nada a ver. Isso é um desrespeito ao professor’’.
Eu sempre entendi que não e agora tenho cada vez mais certeza que eu estava certo nesses dois concursos. Mas olha aí, não é que acontece? E vejo que as pessoas que colocaram qualquer coisa eu vou trazer para vocês aqui. O que é que a banca colocou no seu padrão de resposta, tiveram a nota máxima!
Agora, uma pessoa que teve peso na consciência e por algum motivo resolveu deixar em branco, tirou zero no quesito.
Então veja duas pessoas que não sabem: Sérgio e fulano.
Fulano vai lá e escreve qualquer coisa. ‘’Hoje eu almocei carne’’
Sérgio vai lá e deixa em branco. Fulano vai tirar nota máxima nesse tipo de sugestão.
Pode ser dado qualquer outra solução, poderia não ser anulada. Lógico que você não vai escrever que você comeu carne, que na prova não tem nada a ver, mas pediu para falar sobre os princípios de administração. Você jogou qualquer coisa. Acho que vou falar de eficiência, é um deles, não sei se é o que vai cair. Vou falar de eficácia. Não existe. Mas vamos falar!
Traz alguma coisa relacionada à temática que você estudou de alguma coisa e vai jogar lá dentro, certo? Então não deixa de tentar. Vamos ver o que que aconteceu nesses concursos.
Vou deixar em branco, maluco. Primeiro que você poderia acertar com iluminação divina, vai que você consegue trazer o que foi pedido.
Ponto número 1: não foi anulado e você foi iluminado no dia e acertou.
Professor, não acredito em iluminação divina. Acredita em duende? Acredita em qualquer outra coisa? Chuta. É sorte, então tente a sorte e tente fazer a sua resposta.
Mas aí, o que é que a banca trouxe? Os dois concursos Sefaz DF, um concurso para ganhar aí uns R$30.000 de salário. Fisco estadual, melhores concursos do país. São dois Concurso de Fiscal Sefaz DF e Sefaz Ceará. Coincidência? Talvez. Mas isso acontece, gente. Ano sim, ano não, mês sim, mês não, mais perto ou mais longe um do outro. Esses foi bem pertinho os concursos, olha que maluco.
Cargo é diferente. Um cargo geral, outro para o cargo de TI.
Vamos ver o que aconteceu na Sefaz do DF. Quesito 2,3 de uma das questões foi anulada e a pontuação correspondente a esse quesito foi atribuída a todos os candidatos. Preste bem, exceto no caso de dissertação em branco.
Então um maluco resolveu não escrever dissertação porque não sabia de nada.
O que aconteceu com esse maluco? Ficou com zero.
O outro maluquinho, não sabia de nada também e escreveu um bocado de baboseira. Recebeu a nota do item 2.3.
Gente, isso em qualquer concurso é a diferença entre aprovado e reprovado. Entre largar essa vida de concurseiro chata, no meu entender, se você gosta, ótimo, continue estudando a vida toda como concurseiro, e receber um baita salário, salário de R$20.000/30.000,00, não é um salário ruim nesse nosso país.
A gente luta tanto para chegar lá e a gente não consegue chegar lá e um cara deixou esse concurso de mão beijada.
Gente, eu trabalho com recurso de prova discursiva. Muitos alunos deixaram um tópico em branco, deixaram a resposta em branco. Teve aluno aqui nesse concurso que até trocaram a resposta. Um maluco respondeu a Q1 na Q2 e aí um desses alunos que respondeu que a Q1 na Q2 conseguiu pontuação por ter escrito aqui alguma coisa. Então tem que ter cuidado nisso aí.
Sefaz Ceará Cargo de Auditor de TI. Olha bem, diferença de um para o outro.
O que aconteceu aqui foi mais maluco ainda. Dois Tópicos se eu não me engano nessa questão, era 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4. Metade da 2.1 e 2.2 foram anulados.
E vejam só o que aconteceu. Anulado é dado ponto para todo mundo de novo, exceto aqueles que deixaram o texto em branco.
Um cara que não tentou responder essa questão porque não sabia e sabia muito bem da outra questão, sabia da dissertação, pode ter ficado de fora apenas porque não tentou.
Gente, cuidado, ‘mas professor, tem lá que fuga ao tema vai ser zerado’. Gente, não fuja o tema. Não fuja do tema que foi solicitado. Pediu para falar de contabilidade? Vou falar de contabilidade. É fuga ao tema? Não é fuga ao tema. Professor, mas pediu para falar de A e eu falei de B. ‘Fala de ABC de alguma forma, ABC é o melhor do Brasil. Meu time aqui do Rio Grande do Norte subiu para Série C’
Então veja que você pode usar ali as informações que são necessárias para que você consiga responder alguma coisa.
Não tenha vergonha. Vergonha Você tem que ter de matar, de roubar, mas vergonha de você lutar, de você tentar trazer uma resposta com todo o esforço que você teve de preparação. Não tem por que ter vergonha. Responda, esta aqui dois casos práticos.
Veja aqui comigo, olha aqui comigo, dois casos práticos verdadeiros da banca Cebraspe. Isso pode acontecer com o FCC, com a FGV. Qualquer banca acontece, gente, acredite!
Vai ter gente que vai estar vendo esse vídeo e vai dizer assim ‘Não, mas isso foi só uma vez, não vai acontecer mais.’ E aí esse infeliz vai cair no mesmo problema, e quando for me procurar vai falar ‘Professor, vamos fazer o recurso da prova discursiva que a gente faz aqui.’ Então, aqui a gente tá meio que lascado.
Vamos lutar, podemos lutar. Mas veja que você deixou aqui em branco, você perdeu a chance de estar nomeado no primeiro grupo do concurso. Então toma esse concurso, dois exemplos práticos do porquê você nunca vai deixar sua prova discursiva em branco!
Tamo combinado? Gente, aproveita se você ainda não me segue lá no Instagram, entra no Instagram do @profsergiovarella.
Resumo da história: Nunca deixe a sua questão discursiva em branco!